CARNAVAL SÃO PAULO 2021

Em agosto deste ano de 2020, a prefeitura de São Paulo junto a Liga das Escolas de Samba e os maiores blocos de rua da cidade confirmou que o Carnaval de São Paulo de 2021 será adiado devido à pandemia de Covid-19. O prefeito Bruno Covas (PSDB) anunciou que o adiamento se deve à falta de segurança que um evento de grande porte como este exige, e que ainda não é possível existir uma aglomeração segura ao público.

A festa ainda não possui uma data definida, tudo depende de quando as vacinas ficarão prontas e disponíveis para distribuição em massa. No entanto, foram levantadas algumas datas possíveis, entre os meses de maio e julho. Outras comemorações estão programadas para esses meses, e o prefeito diz querer rever as datas para não prejudicar os demais feriados e datas comemorativas, em especial o São João que ocorre durante o mês de junho e, em alguns locais, até mesmo em julho. O prefeito busca também um acordo entre estados para o adiamento da festa a fim de diminuir a propagação do vírus, uma vez que o cancelamento de uma comemoração tão tradicional pode estranhar a população.

O carnaval é comemorado normalmente entre os meses de fevereiro e março, e apesar de não ser um feriado nacional, tem forte tradição em todas as regiões do país, que aderem às festividades de maneiras diferentes. Pessoas do mundo todo viajam para o Brasil para participar dessa festa tão repleta de cultura e história brasileira.  Em São Paulo acontece uma das maiores comemorações do país, somando os blocos de rua que movem multidões pela cidade, e as extravagantes escolas de samba, dos grupos Especial e de Acesso, que desfilam no Sambódromo do Anhembi. Além das atrações musicais que se apresentam na data.

O adiamento do Carnaval também foi necessário para que haja tempo das escolas de samba se organizarem e se prepararem para o desfile paulistano, muito tradicional e popular na cidade, a fim de garantir um bom espetáculo ao público, que acompanham ao vivo e através das transmissões televisivas.

Desde o início da pandemia muito já se falava sobre o destino do Carnaval de 2021, se iria acontecer ou não, e isso ainda é uma incógnita, apesar das pesquisas e testes com vacinas estarem avançando rapidamente. Ainda assim, caso haja, a comemoração deve ser muito diferente das edições anteriores, com diversos novos protocolos a serem seguidos para garantir o máximo de segurança aos foliões.

Para garantir uma festividade segura e agradável, algumas pessoas preferem evitar multidões e se aventurarem em regiões paulistanas menos populares. Cidades interioranas, praias e cachoeiras mais desertas são boas opções para este público, que dá preferência a áreas abertas e com bastante ventilação. A hotelaria paulista, após ficar fechada no início do ano como nos demais estados, no começo da pandemia, está em funcionamento e seguindo os protocolos de segurança recomendados. A locação de imóveis na região de destino também é uma possibilidade para muitos que escolhem um maior isolamento, seja por terem familiares em grupo de risco, seja por questão de preferência.

Usuário 3

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *